Metodologia DISC

A PRATIC TALENTOS identifica as características comportamentais de um profissional com o objetivo de que as contratações e os processos de desenvolvimento estejam alinhados com a estratégia e os valores da organização e, consequentemente, diminui a interferência da subjetividade nesses processos. Numa entrevista, a identificação inconsciente é mais frequente de acontecer por ser um mecanismo inato ao ser humano. Isso pode “cegar” o entrevistador e levá-lo a um processo pela busca de pessoas com mesmo estilo comportamental. É normal nos identificarmos e termos mais empatia com estilos próximos ao nosso, o que, não necessariamente, é o que as organizações precisam. Um bom time de trabalho é composto por pessoas que possuem estilos comportamentais que se complementam.

A tendência comportamental é o conjunto de atitudes, com que as pessoas reagem frente às situações que lhes são apresentadas; dessa maneira, a tendência é caracterizada pela frequência de comportamentos frente às situações. A avaliação dessas tendências tem como perspectiva conseguir uma descrição e compreensão, o mais profunda, e ao mesmo tempo, objetiva possível dos comportamentos do indivíduo, da equipe de trabalho, e sua conclusão servirá de base para todos os processos de desenvolvimento dos profissionais. A avaliação comportamental não tem somente por objetivo identificar os aspectos deficitários das pessoas, mas, principalmente reconhecer as suas habilidades mais consistentes e suas possibilidades. Ou seja, procura valorizar o que o indivíduo tem de melhor, para viabilizar seus potenciais.

Para que uma equipe funcione com altos padrões de desempenho, é necessário que as suas melhores competências e habilidades estejam identificadas e reconhecidas para que enfim, sejam potencializadas.

Nosso relatório é conclusivo e se restringe às informações estritamente necessárias à compreensão do perfil comportamental, com a intenção de preservar a privacidade do examinando, além de permitir conclusões confiáveis em curto tempo para tomada de decisões.

Base Científica

A PRATIC TALENTOS visa apresentar soluções que promovam o acerto no momento de recrutar, desenvolver e reter talentos.

As primeiras impressões nem sempre são corretas, compreender e definir o que torna uma pessoa “certa” em uma entrevista, contratações ou promoções vai além de instinto.

A PRATIC TALENTOS traz objetividade e embasamento científico, seja nas contratações ou na manutenção e formação de times, fornecendo, através de alta tecnologia, uma ferramenta de avaliação de tendência comportamental segura.

Adequando o estilo comportamental pessoal às necessidades comportamentais que a posição requer, pode proporcionar um trabalho mais feliz e produtivo para seus colaboradores.

Uma entrevista nos fornece base para analisarmos formação, conhecimentos técnicos, experiência, domínio verbal, apresentação pessoal e algumas competências. Pense: costumamos contratar e promover as pessoas por sua experiência e formação, porém, na grande maioria dos casos, perdemos esse profissional ou demitimos por questões comportamentais.

Toda pessoa tem seu estilo comportamental e este pode ser mensurável. Willian Marston observou em seus estudos que existem 4 (quatro) emoções primárias que são estáveis e, portanto, passíveis de mensuração. Originalmente ele nomeou as quatro emoções como DISC, ou seja, no PERFIL PRATIC, nós elencamos tais emoções da seguinte forma:

D

Dominância

Mede o impulso que uma pessoa tem para exercer influência sobre outras pessoas e eventos

I

Influência

Mede o impulso que uma pessoa demonstra na interação social com outras pessoas

S

Estabilidade

Mede a intensidade de tensão e ritmo de uma pessoa

C

Conformidade

Mede o impulso de uma pessoa para se adequar a regras, formalidade e estrutura

Todas as pessoas apresentam todos os quatro fatores comportamentais em diferentes graus de intensidade

— William Molton Marston —

A análise da correlação de todos os quatro fatores D. I. S. C nos fornece uma gama bastante ampla sobre as características comportamentais do indivíduo analisado. Em outras palavras, nos informa como as pessoas abordam problemas, influenciam e interagem com as outras pessoas, como lidam com o ritmo, e como reagem frente às regras e procedimentos.

A PRATIC TALENTOS demonstra ainda, através de relatórios e gráficos, como o estilo comportamental de cada um pode interagir com o seu cargo. Nossa metodologia é largamente utilizada em recrutamento e seleções, treinamento e desenvolvimento, formação de times, aconselhamento de carreira, avaliação de equipes e autoconhecimento.

A chave do sucesso pessoal e profissional está na compreensão de si mesmo e na compreensão dos outros. Perceber o impacto do comportamento pessoal sobre o meio que atuamos é um diferencial importante e permite termos a oportunidade de interagir de forma adequada.